Ybadoo - Soluções em Software Livre
Tutoriais
Compiladores

(Price, 2005) No contexto de implementação de linguagens de programação, dê o significado dos seguintes termos:

  1. compilador
  2. interpretador
  3. montador
  4. pré-compilador

 

  1. Compilador é o programa que recebe como entrada um programa em uma linguagem de programação - a linguagem fonte - e o traduz para um programa equivalente em outra linguagem - a linguagem objeto. Um papel importante do compilador é relatar quaisquer erros no programa fonte detectados durante esse processo de tradução.
  2. Interpretador é outro tipo comum de processador de linguagem, mas em vez de produzir um programa objeto como resultado da tradução, um interpretador executa diretamente as operações especificadas no programa fonte sobre as entradas fornecidas pelo usuário.
  3. Montador é o programa que faz a tradução entre uma linguagem de montagem (assembly) e o código de máquina. Muitos confundem os termos assembler (o programa montador) e assembly (a linguagem de montagem).
  4. Pré-compilador é o programa responsável por mudanças no código fonte destinadas de acordo com decisões tomadas em tempo de compilação. Por exemplo, um programa na linguagem de programação C permite instruções condicionais para o pré-compilador que podem incluir ou não parte do código caso uma assertiva lógica seja verdadeira ou falsa, ou simplesmente um termo esteja definido ou não.

Price, Ana Maria de Alencar. (2005). Implementação de Linguagens de Programação: compiladores. 3ª edição. Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS: Sagra Luzzatto. 212 páginas.