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Colaboradores
Cristiano Lehrer

Lehrer, Cristiano; Borges, Paulo Sergio da Silva. Operador de Seleção para Algoritmos Genéticos Baseado no Jogo Hawk-Dove. Trabalho apresentado no I Workshop da Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis/SC, 2000. 1 página.

Alguns dos conceitos relativos aos Jogos Evolucionários podem ser empregados na busca para aprimorar a atuação dos operadores utilizados em Algoritmos Genéticos (AG). A utilização de estratégias racionais pode resultar em uma eficiência adicional para os AG no que se refere à busca de soluções ótimas para problemas.

Neste caso os operadores usuais dos AG, em especial a seleção, a recombinação e a mutação, não contam somente com os critérios tradicionais aleatórios para realizar a exploração da superfície adaptativa. A ideia de utilização de conceitos da Teoria dos Jogos é implementada através da promoção de uma competição entre os cromossomos para melhorar sua adaptabilidade, que é considerada como um recurso escasso e limitado.

Para completar o método, o paradigma selecionado é o jogo Hawk-Dove, proposto originalmente por Maynard Smith & Price em 1973, que é conhecido como um importante modelo de comportamento estratégico em estudos ecológicos. Os participantes do jogo são os cromossomos, os quais exercem suas respectivas estratégias e esforçam-se para aprimorar sua adaptabilidade individual, o que é exemplificado pela aplicação no Problema do Caixeiro Viajante.

O modelo do jogo pode ser inserido na operação de seleção de diversos modos, objetivando a busca do melhor desempenho. Isto é feito alterando-se o método adotado pelos participantes (cromossomos) na escolha do comportamento a ser seguido em cada disputa. Diversas estratégias mencionadas na Teoria dos Jogos são utilizadas para auxiliar os competidores nessa tarefa, inclusive a estratégia clássica denominada tit-for-tat, proposta por Anatol Rapoport.

Diversas séries de simulações são realizadas e os resultados alcançados são comparados com os métodos de seleção citados na literatura, tais quais roleta, elitismo e torneio. Algumas evidências indicam uma vantagem na introdução desta metodologia sobre os demais métodos, melhorando a média dos resultados encontrados.

Artigo científico apresentado no I Workshop da Pós-Graduação em Ciência da Computação